Muitas vezes começamos bem cedo a praticar o Karatê-do, e sob o entusiasmo do espirito de aprendiz, logo conseguimos dar 100 socos em 1 minuto, e pensamos que aprendemos algo.
Logo após conseguimos 100 chutes em 1 minuto aí dizemos que evoluímos.
Permanecendo nos treinamentos sentimos a necessidades de desafios, então conseguimos progressivamente as faixas coloridas, uma após a outra lutamos para conquistar, e dizemos ao final de um ciclo que conquistamos nosso objetivo.
Finalmente quando você acha que chegou onde desejava, percebe que pode ir além. E um dia vem uma luta e consegue vencer com facilidade. No dia seguinte sente o suor escorrer sobre sua face, porém vence novamente, e os dias passam e os anos passam e finalmente a vitória já não é tão simples de conquistar, até que você empata a luta, e os dias passam os anos passam e você perde a luta.
É quando nos damos conta dos reais objetivos do Karate-do, na verdade nunca foi somente a questão de vencer ou ser campeão.
Hitotsu, esforçar-se para formação do caráter.
Hitotsu, esforçar-se para formação do caráter.
E aos que persistiram, agora você parece estar envelhecendo, logo está começando a entender as formas e principalmente os caminhos que te levaram a envelhecer com maior qualidade de vida.
Os guerreiros são reconhecidos por suas marcas seja na vitória, empate ou derrota. Os verdadeiros guerreiros envelhecem sem serem consumidos pelo seu ego.
O samurai treina exaustivamente por que não se compara a ninguém apenas com o melhor de si mesmo. Esse é o seu método de treinamento. ” (WAGNER CUNHA, 1963, p.13 O samurai. A busca da iluminação pelo caminho da espada)
Jefferson Oliveira
Professor de Educação Física e estudante Karate-do Shotokan
OSU!
Imagem ilustrativa: Mestre Hidetaka Nishiyama
Imagem ilustrativa: Mestre Hidetaka Nishiyama
Nenhum comentário:
Postar um comentário