Olá amigos Karatecas, resolvi estudar um pouco mais sobre a Kamidana e também da organização de um Dojo tradicional e assim poder compartilhar algumas informações absorvidas através desses estudos.
Nesse primeiro momento tentarei usar uma linguagem mais natural para que você possa aos poucos abstrair melhor as questões que envolver esse tema. E você já deve ter se perguntado o que é aquela prateleira e aquela espécie de templo que fica no Kamiza em dojos tradicionais japoneses.
Em conjunto tentarei novamente trazer algumas regras de etiqueta e respeito que precisam ser consideradas ao adentramos a nossa segunda casa o Dojo.
Para falar sobre o tema procurei na matéria anterior de uma forma mais simples explicar o que é o do Xintoísmo.
E agora tentarei contextualizar no presente objeto de estudo porém no intuito educacional, para que antes montar uma Kamidana você ao menos conheça o minimo sobre os aspectos culturais existentes.
Não é meu objetivo fazer apologia a questões religiosas tampouco conduzir você as práticas Xintoístas embora você poderá a partir dessa matéria entender um pouco mais sobre esse tema e sua relevância dentro de um Dojo de artes marciais japonesas. Obviamente esse tema é gigante e haverá muitas fontes de informação apenas tentarei falar de uma forma mais simples e objetiva.
Primeiro falaremos dos atores e depois dos objetos. Vamos lá...
SHIHAN – Embora para alguns estilos de Karate seja pouco usado, alguns mestres não gostam de receber essa forma de tratamento até mesmo por aspectos latentes de manter sempre humildade, porém o devemos assim o definir um mestre dentro da arte.
SENSEI – Esse é um dos personagens principais dentro do Dojo, aquele que veio antes para pratica e através de longos anos se preparou para passar o conhecimento adiante, podemos dizer que está na fase transcender as técnicas básicas.
SHIDOIN - É um faixa-preta que por um condição técnica e mental e por ocorrência de longos anos de treinamento atingiu um nível técnico diferenciado dentro da arte
SENPAI - Podemos o assim chamar de aluno experiente, esse por sinal é considerado apenas uma relação entre um Karateca mais antigo dentro do mesmo Dojo com o de menos tempo dentro da arte e do Dojo. Poderíamos fazer uma analogia ao um irmão mais velho dentro de uma familia, embora o Senpai tenha responsabilidade dentro do Dojo e ele deve buscar ajudar os Kohai sempre que o Sensei assim solicitar.
KOHAI – Qualquer aluno seja iniciante ou intermediário que tenha relativa ou nenhuma experiência dentro da arte e que constantemente buscará informações seja com os Senpai ou ensinamentos diretamente com o Sensei.
ELEMENTOS QUE COMPÕE UM DOJO TRADICIONAL JAPONÊS
KAMIZA é o local por tradição deverá orientar-se sempre ao leste que é um local onde nasce sol de onde surge a luz que nos permite a vida.
JOSEKI de acordo com a orientação do Kamiza é o local a direita onde ficam normalmente os alunos mais adiantados ou faixas pretas dentro de um Dojo
SHIMOSEKI também de acordo com o posicionamento do Kamiza e ficam à esquerda os alunos iniciantes e intermediários na pratica.
SHIMOZA onde os alunos normalmente os Kohai se perfilam de frente para o Kamiza
KAMIDANA é uma prateleira, e nela estão alguns objetos que dentro da cultura do Xintoísmo buscam representar alguns preceitos e as relações entre ambiente natureza e as pessoas. Na Kamidana cada objeto tem uma relevância dentro da cultura e podem ocorrer a organização diferente porém é indispensável falando em respeitar a essa cultura a presença de alguns objetos.
ALGUNS OBJETOS EMBLEMÁTICOS DE UMA KAMIDANA:
SHIDEN é um pequeno tempo encontrado na Kamidana é onde fica guardado o amuleto que é um dos objetos sagrados da cultura Shinto
SHIMENAWA é aquela corda retorcida que fica posicionada na Kamidama. Na cultura oriental acredita-se que a Deusa do sol Amaterasu que por algum tempo esteve dentro de uma caverna escura, ao sair desse local fora colocado o Shimenawa para marcar um local sagrado afim de impedir que a Deusa novamente retornasse a caverna.
KAGAMI é um espelho. Reza a lenda de que a Deusa Amaterasu estava envergonhada com atitudes egoísta do Deus da tempestade ao saquear a terra. Nesse momento procurou refúgio em uma caverna escura e por lá ficando por muito tempo e o Kagami teria sido colocado pendurado em frente a caverna e em uma arvore, no momento que Amaterasu viu sua bela imagem refletida no espelho resolveu sair dessa caverna restabelecendo assim a luz ao mundo novamente. O Kagami teria a capacidade de refletir o nosso eu de forma mais verdadeira, revelando aspectos interiores do ser humano
O espelho, a espada e a joia são considerados objetos sagrados dentro da cultura Shinto
OFUDA é um amuleto e ele teria o poder de proteger o nosso treinamento
TOMYU são as velas que simbolizam a luz o universal das quais somos pequenos fraguimentos.
SASAKI são espécies de plantas resistentes que simbolizam a ocupação de um espaço dentro da natureza.
KAKEMOTO (Pintura em papel) pode representar a imagem de alguém iluminado dentro daquele local, comumente alguém que veio ante e trouxe a luz a nossa pratica.
IKEBANA (arranjo de flores)
ANDON (abajur de papel) e outros arranjos artísticos.
ALGUMAS DICAS DE ETIQUETA DENTRO DO DOJO
O seu Dogi deve estar sempre limpo. Sua faixa deverá estar devidamente amarrada.
Deixe seus chinelos em local apropriado normalmente determinado pelas regras do próprio Dojo e a posição alinhados com a posição das pontas para a parede.
Deixe objetos como relógios, brincos, alianças, anéis, colares guardados. Nunca utilize-os durante o treinamento.
Ao entrar na sala de treinamento vire-se em direção ao Kamiza a partir da posição natural Shizentai posicione-se em Ritsu-rei pronuncie de forma expressiva a palavra OSS ela deve ser pronunciada mostrando assim respeito e sua intenção estando com o seu pote vazio, porém sempre pronto para receber o conhecimento. Ao final do treino antes de sair repita o mesmo ato.
Ao entrar no Dojo utilize sempre os pés descalços para isso mantenha-os limpos e tenha suas unhas aparadas.
Respeitar seus colegas sejam eles: Kohais, Senpai, Fudoshin inclinando-se e cumprimentando-os em Ritsu-rei respeitosamente sempre com o uso da palavra OSS
Busque sempre o silencio, afinal dentro de um Dojo as palavras que deveram ser pronunciadas com maior entonação será sempre a do Sensei e sempre precedidas da palavra OSS.
Ao ouvir os ensinamentos busque sempre uma posição de frente ao Sensei esteja em seiza ou Shizentai a posição natural.
Nunca fique de braços cruzados ou com as mãos na cintura isso é profunda falta de respeito.
Seja pontual, atrasos podem ser considerados falta de respeito ao Sensei e aos colegas. Se ocorrer permaneça em Seiza a margem da área de treino aguardando a autorização para participação do treino.
Ao sentar em Seiza para os cumprimentos iniciais, primeiro flexione seu joelho direito e logo após o esquerdo. A levantar-se faça o contrário.
Dirija sempre ao companheiro de treino com maior experiencia de forma respeitosa, logo isso demonstra que você entende que seu copo permanece pronto a receber conteúdo.
Seja um espelho aos menos experientes, busque aperfeiçoar sempre.
Honre sua faixa, sempre que não puder demonstrar por questões físicas, então que seja pela sua atitude honrosa e sua liderança.
Respeite sempre de forma incondicional o seu Sensei.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Embora as práticas Xintoístas não sejam comumente aplicadas em nossa vida e rotina ocidental, tem se por mania dizer a seguinte afirmação: “Eu já tenho a minha própria religião.”
Respeitar a cultural ou outra religião nada mais é que reconhecer aspectos bastante latentes do ser humano que é por mais que você estude, que se dedique, que treine, todo o conhecimento que puder abstrair será importante para estabelecer a maior das virtudes: a tolerância e o respeito acima de tudo.
Sobre o Kamidana acredito que devemos manter essa forma respeitosa ao olhar, e assim manter parte das tradições da arte marcial japonesa. Assim como um Dogi branco pode representar para alguns a pureza talvez o Kamidana possa ser também um ponto onde sempre relembraremos de onde veio esse conhecimento que foi desenvolvido e aprimorado pelos mestres antigos. Conhecimento esse o qual buscamos e que é a herança de uma luta marcial muito eficiente e também uma ferramenta de formação de pessoas incontestável.
Sobre o Kamidana acredito que devemos manter essa forma respeitosa ao olhar, e assim manter parte das tradições da arte marcial japonesa. Assim como um Dogi branco pode representar para alguns a pureza talvez o Kamidana possa ser também um ponto onde sempre relembraremos de onde veio esse conhecimento que foi desenvolvido e aprimorado pelos mestres antigos. Conhecimento esse o qual buscamos e que é a herança de uma luta marcial muito eficiente e também uma ferramenta de formação de pessoas incontestável.
Simplesmente aprenda. Qualquer ensinamento que o conduza a viver em uma sociedade harmônica deveria no mínimo ser considerado. E na medida que evoluímos nessa constante, que é a Era da Informação, acabamos por nos distanciar das melhores coisas da vida e das belezas da natureza.
Se olharmos para os momentos como se fossem únicos em nossa existência, logo a sede de aprender e de ensinar será tão latente quanto necessário visando sempre a manutenção das melhores práticas de humanidade.
Ser Karateca na minha opinião é ter um copo vazio e uma sede insaciável.
Jefferson Oliveira
Professor de Educação Física e estudante de Karate Do Shotokan
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
www.uwbk.com.br/espirito/56-religiao-shukyo/324-kamidana-e-kamiza ( Acesso em 05.07.2018)
www.associacaoaraponguensedekarate.blogspot.com/p/r-e-i-g-i-comportamento-educado-no-dojo.html (Acesso em 09.07.2018)
Ydenir P. Machado Goju Ryu Karatê Do (pag. 44)
Acesse: www.martialartsshodo.com.br
"Compartilhamos o mesmo amor pelas artes marciais"
OSU!
ResponderExcluirExcelente conteúdo, oss
ResponderExcluir