quarta-feira, 14 de março de 2018

O LEMA DO KARATE O DOJO KUN. UMA MUDANÇA DE ATITUDE PARA A VIDA DO KARATECA


Existem alguns preceitos que conduzem o caminho em busca do aperfeiçoamento o qual o praticante deve percorrer dentro do Karate-Do rumo à iluminação através da pratica diária. 

Por isso tentei analisar e refletir com maior profundidade e buscar entender mais sobre o Dojo kun e buscar assim aprimorar minha conduta dentro e fora do Dojô. 

Você deve se perguntar qual a frase do Dojo Kun é mais importante? Com certeza a resposta é bastante simples: Todas, elas se relacionam, se complementam e tem o mesmo peso dentro do Karate-Do  

Logo para todo praticante de Karate-do fica uma tarefa árdua refletir sobre cada frase antes de recita-las, procurar saber se no dia-a-dia você segue e se acredita de fato, ou até mesmo transmite ao seu colega.

ESFORÇAR-SE PARA A FORMAÇÃO DO CARÁTER. 

“O caráter consiste numa mudança crônica do ego que se poderia descrever como um enrijecimento” (Reich, 1989, p. 151).

No Karate-Do o praticante deve ter um estado de concentração no cuidado com as atitudes éticas, pois o Karatê-do foi desenvolvido em nome da justiça. 

Essa busca por manter como base sempre as atitudes éticas deve ser uma tarefa de reflexão diária. Um ponto importante é que o caráter pode ser moldado tanto para atitudes positivas quanto para as negativas, se você se deixar levar pela a arrogância ou pelo ego logo essa característica será tão ruim quanto cotidiana em sua vida. 

Treine para manter sempre atitudes altruístas, seja movido pela positividade e logo agir corretamente e ter um bom caráter será como andar de bicicleta depois das primeiras pedaladas que se aprende, você quer andar para cada vez mais longe. 


FIDELIDADE PARA COM O VERDADEIRO CAMINHO DA RAZÃO. 

Como bem sabemos o “DO” remete a ideia de caminho. 

“A Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas. É, entre outros, um dos meios pelo qual os seres racionais propõem razões ou explicações para causa e efeito. A razão é particularmente associada à natureza humana, ao que é único e definidor do ser humano.” (Wikipédia, 2018)

Todos os indivíduos têm seu próprio caminho a trilhar, entretanto para o praticante de Karate-Do existe um caminho seguro e sem tantas curvas e que quando percorrido de forma correta esse caminho é a busca constante pelo o aprimoramento tanto em sua vida cotidiana quanto em sua pratica de Karate-Do. Se você for fiel ao caminho escolhido para percorrer em sua vida suas decisões sempre serão pautadas por uma conduta justa e que certamente haverá maior coerência em suas decisões ao longo de sua vida. 

Cultive maior humanidade que nesse caso se aplica em manter o sentimento de bondade, benevolência em relação as outras pessoas, seja sensato. 


CRIAR INTUITO DE ESFORÇO. 

Sempre use o Deai para suas variadas tarefas diárias, seu pensamento deve acompanhar suas ações, antecipe aquela fraqueza momentânea de deixar para amanhã seus compromissos com os treinos de Karate-Do, se possível faça hoje, quem sabe agora, a maior parte das tarefas da vida deve ser realizada pelo compromisso e disciplina.

Não existe vitória sem luta, não existe luta sem desafio, e não existe desafio sem motivação, todo o praticante deve buscar um caminho para alcançar os objetivos seja nesta prática, ou durante toda a sua vida. É preciso buscar motivação sempre compreendendo que a luta não decide o vencedor, ela simplesmente nos ensina que sempre haverá algo a apreender.


RESPEITO ACIMA DE TUDO. 

O ser humano nasce para transgredir, para fazer as coisas muito mais motivado pela emoção do que pela razão, logo se aprende que é preciso respeitar o espaço das pessoas seja o espaço físico ou o respeito dentro de uma hierarquia. 

A ideia seria que você antes de entrar em um Dojô para treinar Karate-Do aprender com as simples tarefas, como por exemplo a de organizar seus calçados, ou como atravessar na faixa de pedestre. 

Claro isso é utopia, porém aprenda com gestos assim a pronunciar mais a palavra OSU! ao invés de tantos porquês dentro do Dojo. Aprenda com seu sensei, respeite seu senpai, cumprimente-os com seu olhar. Aliás seus olhos podem dizer mais sobre suas intenções do que sobre suas ações. 

É dever dos praticantes estabelecerem essa relação de cordialidade em relação a seu Sensei e seus colegas. Conhecer um oponente é aprender técnicas que estavam ocultas na sua prática. Respeitar quem veio antes na prática do Karate-Do é primordial para o crescimento social e porque não dizer intelectual.


CONTER O ESPÍRITO DE AGRESSÃO. 

A maior causa de desentendimentos e intemperes da vida ocorrem por agressividade exagerada. Está associada a hostilidade que pode partir de uma pré-disposição em ser alguém que a todo custo e sem limites quer ditar regras e padrões de comportamento a terceiros.

O exercício é cultive sempre o ato de estender as mãos a quem necessita se levantar. E é nesse ponto você percebe que muitas coisas podem ser conseguidas através de um diálogo pacifico e principalmente por aprender a ouvir seu oponente. 

E talvez essa última frase do Dojo Kun simbolize verdadeiramente o ideal do Karate-Do, pois essa arte é primordialmente para defesa pessoal, às vezes é distorcida pelos adeptos que por vezes conduzem a pensamentos errôneos e a busca da vitória a qualquer custo.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nesse texto o meu desejo foi refletir e analisar o Dojo kun em busca de maior compreensão e principalmente aperfeiçoar meu comportamento como Karateca e como ser humano.

Nota-se que hoje em dia muitos dos praticantes de Karate associam exacerbadamente a prática da artes marcial Karate-Do com uma simples disputa corpórea entre oponentes e penso que entre medir a força de um punho bem treinado e se tornar um exemplo de vida e superação para as novas gerações há um abismo imenso.

Para os estudantes assim como eu deixo minha impressão pessoal: O praticante deve entender que a habilidade de evitar um conflito é muito mais importante do que a de finalizar um conflito. Logo evitar conflitos remetem a melhor compreensão do Dojo Kun. 

Respeite sempre seu Sensei, seu senpai, seus colegas, e principalmente sua segunda casa o Dojô que você treina. 

Lembre-se, o treino não acaba quando termina a aula.

OSS! OSU! OSSU!

Jefferson Oliveira
Professor de Educação Física e estudante Karate-do Shotokan



REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

REICH, W. Análise do Caráter. São Paulo: Martins Fontes, 1989
https://pt.wikipedia.org/wiki/Razão (Extraído do site em 14.03.2018)

Imagem ilustrativa do Mestre Hirokazu Kanazawa em meditação


Apoio:

Martial Arts Shodo a loja virtual do Karateca. E sempre com uma linha especial de produtos para as mais diversas artes marciais.

Acesse: www.martialartsshodo.com.br

"Compartilhamos o mesmo amor pelas artes marciais"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APÓS 28 ANOS, RESOLVI COMPETIR NOVAMENTE EM UMA COMPETIÇÃO OFICIAL DE KARATE

Olá! Karatecas Após um bom tempo sem escrever por aqui, cá estou novamente para lhes contar a experiência que tive no último sábado. Ocorreu...

AS DEZ MATÉRIAS MAIS LIDAS NO BLOG NO ÚLTIMOS 30 DIAS