Karate-do conduz o praticante a entender a concepção de que o corpo e mente agem em conjunto. Essa crença para os povos do oriente é muito mais antiga do que qualquer modalidade das artes marciais, no entanto no Karatê-do Judô, Aikido, Kendo, isso é trabalhado com ênfase, pois todo praticante deve reconhecer essa integração do corpo com a mente, como etapa fundamental de evolução e para melhora da qualidade técnica.
Dizia o mestre:
“Lancei-me todo inteiro, mente e corpo, coração e alma, a tarefa de dominá-lo. Havia sido uma criança débil, irresoluta, introvertida; ao chegar à idade adulta, sentia-me forte, vigoroso, decidido”. (FUNAKOSHI, Karate-do. O meu modo de vida, 1975, p.14)
O karateca precisa assimilar as técnicas de execução de movimento e se entregar ao treinamento integralmente, saber que tudo aquilo que for aprendido no local de treino deve ser seguido no dia-dia, conduz ao aperfeiçoamento. O local de treino denominado dojo, se torna a segunda casa, e seus colegas de treino uma segunda família. O casamento é a uma boa definição para um grupo de karatecas unidos, pois todos se unem na vitória e derrota, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença.
Funakoshi Sensei, nos ensina até hoje através de suas publicações sobre o caminho (DO), mediante a sua constante busca pelo aprimoramento diário e sua dedicação a que julgava ser decisivo para o sucesso de sua luta diária em busca do alto conhecimento e iluminação, nos deixando assim uma grande lição, é preciso treinar dentro do dojo com a máxima dedicação, e mantermos nosso espirito forte. Tudo que for aprendido dentro do dojo deve ser exercitado constantemente fora, no dia-a-dia, uma constante lição de casa.
Não existe caminho curto ou fácil. Por vezes precisamos caminhar sobre as pedras, nem sempre é possível desviar. E envelhecer com qualidade de vida é a maior luta que travamos com a vida frágil que vivemos.
“Existem aqueles que buscam justificativa nas crises para apontar o fracasso. Ter foco no horizonte e não deixar ser levado por momentos de fraqueza e dificuldade. Sempre pensar em soluções diárias, esse é meu norte. “
Jefferson Oliveira
Professor de Educação Física e estudante Karate-do Shotokan
OSU!
Imagem ilustrativa: Mestre Hirokazu Kanazawa
Nenhum comentário:
Postar um comentário