Após alguns anos de treinamento eu realmente percebo que estou mais próximo de compreender o que é o caráter em um Karateca. Muitos poderão dizer que ter caráter é agir corretamente quando ninguém te vê fazendo. Penso que com boa orientação dos pais e princípios morais bem definidos são capazes de formar cidadão com ética. E você pode e deve sempre agir com pureza e cortesia e ser um exemplo explicito de bons costumes e conduta irrepreensível, logo estará contribuindo em prol de uma sociedade melhor.
“O treino transforma o corpo em armas a serem usadas de modo livre e eficaz. A qualidade necessária para se conseguir isso é o autocontrole. Para torna-se um vencedor, a pessoa antes precisa vencer a si mesma”. (NAKAYAMA, 1977, p.11 O melhor do Karate vol. l).
Não deve ser somente uma questão de se tornar forte fisicamente, é preciso sobretudo fortalecer a mente, desviando-nos de pensamentos pretenciosos e de soberba, e de excessiva autoconfiança. Em resumo buscar o autocontrole, e com o tempo e dedicação você aprende a controlar seu golpe, podendo interrompe-lo a cm de distância de seu oponente ao mesmo tempo aplicar a força máxima. Logo se você treina seu corpo deixando suas mãos como espada, e se não cuidar do autocontrole, perderá o tato ao invés de estender suas mãos com a devida cordialidade, estará logo defrontado as pessoas sem qualquer motivo.
Use sua mão de espada em nome da justiça, desprenda-se do espírito da revanche, quando te agredirem com as palavras, estenda suas mãos com a pureza de alguém que nunca precisará provar sua força ou perícia. Seja como quem domina uma luta estando imóvel.
A capacidade de evitar um conflito está muito além daquele de finalizar o conflito. Em síntese finalizar o conflito, implica, em dar um único golpe no tempo e força em seu oponente. Agora evitar um conflito realmente e uma tarefa mental que exige o máximo, você só percebe que resolveu seus conflitos internos quando é capaz de curvar-se para seu oponente mesmo que não seja recíproco. Nesse estágio você percebe que sua mente domina seu corpo, e que a derrota e até a vitória só nos mostram limites que podem e devem ser superados na busca do autoconhecimento.
No Karate-do as pessoas erroneamente acham que o caráter dos praticantes está associado a agir corretamente dentro do dojo. Porém o caráter é algo que é moldado durante a infância e lapidado durante juventude e a idade adulta.
Mesmo sendo apenas um estudante de Karate-do, ainda me surpreendo com a postura de alguns faixa-preta que espantosamente não compreendem o que é ter respeito ao próximo. Certamente a ironia não faz parte do vocabulário de um praticante de Karate-do, e me assusta ver alguém que deveria ser o espelho para os estudantes iniciantes não respeita nem os próprios colegas senseis. Existem senseis que não possuem o nível superior de ensino (Formação Acadêmica) e até com alguma dificuldade em articular as palavras, porém sua bagagem e experiencias os tornam grandes educadores e inspiram os mais jovens por sua conduta correta e suas atitudes respeitosas.
Não cabe a qualquer que se julgue superior ou que diga que esse ou aquele estilo é melhor. O Karate do é por si só uma excelente metodologia de ensino. É importante reconhecer o que ao aceitarmos a nossa ignorância nessa arte, chegamos cada vez mais próximo da aprendizagem.
“Acredito e compartilho meu pensamento, que para tornar-se um mestre é necessário muito mais que eficiência motora, é preciso se tornar um exemplo de vida de superação. ”
Jefferson Oliveira
Professor de Educação Física e estudante Karate-do Shotokan
OSU!
Revisado em 29.05.2017
Imagem ilustrativa: Mestre Keinosuke Enoeda
Revisado em 29.05.2017
Imagem ilustrativa: Mestre Keinosuke Enoeda
Nenhum comentário:
Postar um comentário