A criança, o adolescente ou até mesmo o adulto desperta em si a curiosidade sobre o Karate, e independentemente da sua idade, seja na imaturidade da criança ou destempero da adolescência, e porque não dizer dificuldade em uma idade mais madura da vida o mesmo começa a treinar Karate.
Quando criança é o pai diz: Nossa como é caro as aulas! Que absurdo o valor do uniforme!
A criança sem entender, armazena aquilo e pensa que seu professor da as aulas só por que gosta, sem nunca imaginar que aquilo é seu ganha pão.
O adolescente por vezes ainda não trabalha, sendo o pai responsável pelo filho, arca com esse custo, e logo vem o pai e repete a mesma coisa dita para criança. E o jovem pensa: O meu professor não está dando aulas pelo dinheiro faz porque gosta.
Já adulto o mesmo vem diz: Realmente é caro treinar Karate!
Nem a criança, tampouco o jovem tem maturidade para compreender o valor real das aulas. E esses só tem com referência o adulto, que admira o especialista em medicina o doutor em direito ou grande engenheiro. Porém todos eles se esquecem que todas esses notáveis precisaram de um professor para serem o que são hoje.
É triste ver que muitas pessoas só participam de aulas gratuitas, e que só são fiéis a seu professor quando o mesmo lhe agrada, quando não o critica e aponta os erros. Esperar que o professor doe todas as energias e seu conhecimento para o seu crescimento desse aluno, sem reciprocidade do aluno, é um tipo de romantismo no Karate.
A verdade é que seu professor tem uma família, precisa pagar a mesmas contas que você ou até maiores, ele fica doente, também paga imposto de renda.
Para ser um professor de Karate, talvez você precise de 5 a 10 anos de treino duro, isso claro sem interrupções, e isso tem um custo muito maior que o valor de uma mensalidade, pode custar até o seu corpo, você chega ao extremo quase todos os treinos vai sofrer fadiga e muitas dores musculares, haverá um momento que você achará que não vai conseguir.
Ai você se forma nessa Universidade do Karate e resolve dar aulas, e continua ouvindo que o Karate é caro. E o pior não é você mais que diz isso são seus alunos.
Perceba que o que antes era caro agora parece correto, parabéns seja bem vindo agora você se tornou professor.
A verdade que para se tonar um bom professor você precisa treinar muito, e você estará fazendo o único investimento 100% seguro, você investe sempre em você, na formação de sua personalidade e competências.
Em um pais que tem 200 milhões de habitantes você talvez seja um em milhares que finalmente conseguiu entender o valor das aulas que o seu professor ofereceu antes, e que agora é seu legado ensinar.
Valorize as aulas com seu Professor!
Feliz dia dos Professores!
Oss! Osu! Ossu!
Jefferson Oliveira
Professor de Educação Física e Estudante de Karate-do estilo Shotokan
perfeitamente!
ResponderExcluirOSS