quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

KARATE-DO NÃO É SÓ FAIXA E GRADUAÇÃO.


Há algum tempo tenho refletido sobre o perfil de estudantes de Karate-do, onde muitos treinam somente pensando na faixa-preta. E até poucos anos atrás confesso que eu de certa forma ambicionava demasiadamente passar de faixa. O motor pode até estar funcionando, porém tudo está relacionado no uso combustível certo. 

Talvez você ouça do seu sensei: Vamos treinar firme, o Karate-do é para o dia-a-dia,  e que o propósito é sempre a próxima sessão de treinamento.

Resolvi abordar esse tema por achar muito importante compartilhar com os estudantes que assim como eu podem ter passado por essa fase de treinar em busca das faixas. Certamente isso é um objetivo, e não deve ser desconsiderado, porém esse objetivo é muito curto para quem deseja efetivamente trilhar o caminho das mãos vazias.

Já ouvi de muitos amigos Sensei que o perfil do jovem aprendiz é treinar assiduamente no início pois é tudo novo, e o espirito de aprendiz move seu corpo proporcionando a combustão necessário para buscar as primeiras faixas.

Enfim uma faixa nova é apenas um pedaço de tecido que sem o suor do treinamento só oferece a beleza superficial.

Já quando você treina firme o suor e dedicação parecem impregnar nas fibras do tecido é nesse ponto que você começa a se credenciar a novos níveis. Antes de almeja-los esteja atento a sua faixa se a mesma tem as características de desgaste por treinamento, penso que é um bom sinal ter uma faixa desbotada e desgastada, é sinal que ao menos você treinou e repetiu por várias vezes os movimentos.      
Então você consegue a primeira, a segunda e a terceira faixa, logo você pressupõe que já tem um nível técnico elevado e que já não precisa, mas se esforçar como nas primeiras sessões de treinamento. 

Antes você treinava 4 vezes na semana agora treina 4 vezes no mês, e quando chega próximo ao exame de graduação, você diz: Agora vou me dedicar ao máximo para passar na prova.

Isso só acontece por excessiva autoconfiança e soberba, assim desconsiderando os ensinamentos de seu sensei. Aliás se tem uma pessoa capaz de ser um exemplo para você de superação é o seu sensei pois ele tem o propósito de ajudar a crescer e superar os desafios seja na prática do Karate-do, ou como ser humano.

O estudante Karate-do não tira férias, ele descansa ele se prepara para a próxima, ele deseja ansiosamente a próxima sessão de treinamento. Mesmo quando não treina ele estuda, ele entende que o processo de graduação é um grande teste de nível conhecimento técnico, físico e mental.

Logo se você treinar com objetivo de conquistar tão somente as faixas sua caminhada será bem curta dentro do Karate-do. 

Ir para academia praticar Karate com certeza é para qualquer pessoa. Agora treinar e aprender Karate é bem diferente pois você irá em busca de transcender as técnicas, vejamos o pensamento do mestre em uma frase do niju-kun:

“O karate é igual a água quente: se não receber calor constante ela esfria.’’ (Gichin Funakoshi) 

Esse calor só pode ser alcançado e principalmente mantido se você tem o proposito certo para treinar Karate-do. E se você assim como eu já passou por essa fase de treinar 4 vezes no mês e passou a treinar ainda que mentalmente todos os dias, e que ansiosamente espera sempre o próximo treino, é possível que estejamos no caminho certo, se analisarmos o fato de mais importante não é chegar e sim se estabelecer, criar raízes fortes.

As raízes fortes têm por característica se entranhar cada vez mais fundo, você verá galhos quebrados e folhas caindo, porém ela estará lá no mesmo lugar firme e forte. Esse é o processo da vida, caem as folhas e secam os galhos, porém tudo se renova. E a beleza está justamente nesse processo, saber que nada será como antes pois se seu Karate é forte, suas folhas terão mais brilho e seus galhos serão mais firmes. Amanhã você será melhor do que hoje.

Alimente seu espirito com a água quente e o próximo treinamento não será só físico, logo ele será mental e espiritual.

Para você que pensa em treinar Karate-do e se julga fraco, ou baixinho ou sem coordenação; deixo aqui o maior exemplo da natureza:




''O Bonsai mesmo sendo uma arvore de menor estatura, o mesmo insiste em ter os troncos fortes e se bem cuidado produzirá lindas folhas e frutos.'' 






Jefferson Oliveira
Professor de Educação Física e estudante de Karate-do Shotokan
OSU!

Imagem ilustrativa: Kuro Obi o filme

Um comentário:

  1. Abandonei a arte , mas foi um dos melhores momentos da vida. Aprendi muito e melhorei meu carácter. Se já é praticante ... não desista, aparecem sempre novas cores para os cinturões.

    ResponderExcluir

VOCÊ BUSCA APERFEIÇOAR-SE NO KARATE OU STATUS?

Olá Karatecas! Karate com honestidade.  Ouvi essas palavras a alguns anos atrás, vindas de um grandes Sensei que admiro. Grande não somente ...

AS DEZ MATÉRIAS MAIS LIDAS NO BLOG NO ÚLTIMOS 30 DIAS