Vivemos em um tempo que as artes marciais são usadas sobretudo com fins comerciais.
Tenho observado muita indiferença e frieza nas pessoas e é no mundo todo.
Me pergunto onde está a cortesia?
Somos educados para situações específicas, e não para nossas vidas.Como exemplo nos curvamos dentro dojo em sinal de respeito. É só sair para fora e passamos ao lado das pessoas sem dar um bom dia, tampouco saber se está bem, ou se precisa de ajuda.
Em um dojo conhecemos o respeito e a palavra OSU. Em nossa casa ou fora somente trocamos farpas e somos rude com as pessoas.
Na luta estendemos a mão ao oponente logo após uma luta, já no dia-a-dia parece que só damos a mão a quem nos oferece algo que desejamos. Guardar para si o conhecimento adquirido é contribuir para a morte precoce da humanidade nas pessoas.
O Karate-do é justiça, integridade, humildade, companheirismo, respeito, solidariedade.
Eu escolho deixar minhas mãos entendidas e meu ombro amigo, dizer mais as pessoas bom dia. Olhar em seus olhos sem esperar ser retribuído e curva-me diante do orgulho.
E para aqueles que não puderem ficar de pé para arremessar uma simples bola de basquete a cesta me sentarei ao seu lado e aprenderemos juntos até acertar o arremesso.
Cada vez mais me aproximo de aprender significado da faixa branca. Meu desejo mais sincero é que a minha faixa se torne branca, assim poder me orgulhar do caminho que escolhi. E se puder ajudar a alguém construir e moldar os valores e princípios fundamentais do Karate-do.
E nesse caminho em busca do conhecimento vou aproveitar para fortalecer meus ossos e músculos, aumentar a capacidade cardio respiratória, reduzir riscos de doenças cardiovasculares. E que nunca seja necessário antidepressivos para me manter de pé e sorrir.
Jefferson Oliveira
Professor de Educação Física e estudante Karate-do Shotokan
OSU!
Nenhum comentário:
Postar um comentário