Resultados da enquete: 66% sim e 34% não.
Importante: Os números representam apenas impressões de diferentes pessoas e estão muito longe de representar uma comunidade tão grande.
Método: Foram colhidos depoimentos de 39 Karatecas que deixaram seus comentários e a sua própria opinião. E de mais de 60 Karatecas de várias faixas etárias, e diversas graduações simplesmente opinaram. Ocorreu através 6 dias a enquete através de nosso blog e do Facebook.
Obviamente pensando é um número de milhares de praticantes de Karate-do no Brasil, essa é uma enquete que não deseja mostrar toda a realidade e tampouco apontar uma verdade suprema. Porém ela nos leva a algumas reflexões sobre o tema, e isso já é bastante significativo para evoluir.
Diante de todas as opiniões que pude observar nos comentários e debates há um certo pré-conceito sobre o tema. As pessoas analisam a arte marcial Karate-do como modo de vida, e quando modalidade esportiva Karate se expressa como um meio de vida.
Quem sou eu para ser um formador de opinião e nem desejo.
Falar sobre o Karate-do é como imaginar o universo cheio de possibilidades, já que sua relação é total com a expressão do movimento em si e a motricidade, pois tratamos de novos repertórios motores. Enquanto a modalidade esportiva apenas uma estrela dentro do universo que foi criada dentro de padrões e regras que permitem a disputa esportiva.
Entendo que o Karate esporte é importante para a formação da civilidade e tem caráter educativo quando promove as regras e ética esportiva. Como um jogo precisa apontar um vencedor como meta principal.
O Karate-do permite a base para essa formação ética e moral pois ele trata de vencer uma batalha diária na vida e na prática da arte marcial.
Você é conduzido a compreender que o Karate esporte pode ter começo e final, como um ciclo na vida, provável para o atleta competitivo.
E quem nunca ouviu essa frase:
“Nos meus bons tempos eu ganhava todos os campeonatos. “
Contrariamente o Karate-do é algo que tem começo e meio. E seu fim chega ao logo da vida de muitos que prevalecem se tornando grandes mestres. Falando de forma clara praticar Karate-do é para a vida toda. Então se o Karate esporte está dentro e compõe esse universo, como podemos afirmar categoricamente que este não é capaz de ter seu próprio brilho.
Pratique o Karate-do no dia-a-dia tenha uma vida longa. Apenas observe a hora e o momento certo para competir.
Jefferson Oliveira
Professor de Educação Física e estudante Karate-do Shotokan
OSU!
Nenhum comentário:
Postar um comentário