Treino de Karate nº 500 em março 2021 |
Olá Karatecas como vocês estão? Espero que estejam muito bem é claro, e treinando firme.
Enfim! Em meio algumas perguntas que recebo através das redes sociais. E é sobre o porque de contabilizar cada treino de Karate que eu faço em meu perfil pessoal no Facebook e Instagram.
Então resolvi fazer esse post, pois acredito que poderá causar algum efeito motivador em você que está chateado, ou baixo astral.
Quantos treinos eu já fiz até hoje?
A resposta é: Não sei dizer. E afirmo de fato nunca foi esse esse o objetivo.
Você treina Karate a quanto tempo?
Com exatidão não tenho essa resposta, então o melhor é só especular; de treino efetivo bem mais de uma década com assiduidade.
Qual a cor de sua faixa?
Atualmente está meio verde, bem desbotada rsrsrs. Mais de fato é marrom.
Porque inúmero os meus treinos de Karate?
Eu havia iniciado no Karate em 1995 e treinei até dezembro de 2004 de forma mais rotineira, e nesta que chamo de primeira fase, estava muito envolvido com o Karate, contagiado pela vontade de evoluir um pouco mais fui em busca da formação acadêmica: Educação Física.
Eu passei muitos anos a partir de 2005 entre recomeços e interrupções, hora por conta dos estudos, hora por conta da distancia ou mesmo a falta de tempo para me dedicar a arte, e isso acabou por me afastar do Karate por muitos anos.
A segunda fase dos meus treinos de Karate
Treino nº1 em outubro 2014 |
Em 2014 ocorreram dois grandes revés. Vou resumir.
O primeiro assalto a mão armada foi levado minha moto, a mesma havia sido adquirida para que pudesse viabilizar minha ida a universidade e consequentemente a segunda formação acadêmica e esteve comigo até o ultimo dia de aula, exatamente no dia seguinte foi roubada.
O segundo revés em menos de 1 ano, no mesmo local e da mesma forma, outro assalto a mão armada me levaram o meu carro. Lá no porta-malas estava o meu Karategi (Kimono) e minha faixa marrom, pois eu já estava determinado a voltar aos treinos de Karate, e pensei deixar tudo ali. Porque deveria encontrar um Dojo para treinar logo.
Foram 7 dias de muita tristeza, fui consumido pela depressão, precisei ir até ao hospital porque meu sistema imúnologico ficou muito fraco, acredito devido a tristeza que estava ali alojada.
Ao sétimo dia meu carro foi encontrado, comecei a recuperar as forças e a primeira grande decisão foi comprar um novo Karategi e outra faixa, na sequência e criei uma meta iria treinar a qualquer custa.
No primeiro momento eu queria apenas me auto estimular, postando cada treino:
Treino de Karate nº 1,2,3...
Logo as feridas foram cicatrizando e percebi que o Karate era um remédio natural, pois me causara além do bem estar de uma prática de atividade física saudável. Me devolveu autoestima, coragem, força, e maior capacidade de resiliência. O Karate tornou-se um tratamento natural, um remédio.
E como a pratica do Karate se mostrou tão eficiente para me ajudar a superar esses problemas, percebi que eu poderia apresentar essa possibilidade de tratamento natural as pessoas.
Resolvi postar sem qualquer pretensão os treinos dai em diante e até o momento permaneço firme, mesmo com isolamento social e hoje treinando só. Até o momento desta postagem foram 508 treinos de Karate desde o recomeço.
Eu pergunto a você leitor dessa postagem. O Karate mudou a sua vida? Como foi isso?
Conte para as pessoas, motive-as, indique a elas esse remédio chamado Karate-do. Poste seu treino.
Oss! Osu! Ossu!
Jefferson Oliveira Professor de Educação Física e estudante de Karate-do
Parabéns Jefferson, é assim mesmo diante das dificuldades que crescemos, mar calmo não forma bons marinheiros.
ResponderExcluirCarlos Aparecido Fernandes
karate-Do Goju Ryu - IKGA BRASIL
Melhor ser um guerreiro no jardim ao Jardineiro na guerra. Obrigado. OSS!
ExcluirMelhor ser um guerreiro no jardim ao Jardineiro na guerra. Obrigado. OSS!
ResponderExcluir