Olá Karatekas esse ano de 2019 foi um ano cheio de novas experiências para muitas pessoas em relação à prática do Karate. E para mim não foi diferente.
Logo quero relembrar algumas aprendizagens e experienciais vivenciadas e conjuntamente propor aqui um desafio a vocês.
Buscarem cada qual escrever uma linha do tempo com todos os momentos mês a mês em que você vivenciou o Karate, o que aprendeu? Conte-nos os novos ensinamentos relacionados sejam com a teoria ou a prática da arte.
Tentarei falar aqui mês a mês e de forma resumida as minhas experiências sejam do treino ou do estudo proposto aqui pelo meu Blog durante esse ano.
Janeiro
Eu propus uma reflexão com tema: DOJO ou ACADEMIA?
Desta matéria eu tentei mostrar quais os grupos de pessoas que buscam treinar Karate. Apontando algumas características marcantes, e não necessariamente do aspecto físico do local de treino. E sim da parte conceitual, aquilo que você encontra no Dojo e na Academia.
O que as pessoas buscam através do treino de Karate?
A frase que me vem à cabeça é: Quem vai para uma academia na maioria das vezes vai a busca de melhorar sua estética corporal ou prevenir o aparecimento de doenças e até combater as já existentes, isso é uma perspectiva.
Quem vai ao Dojo, esse busca iluminação, um caminho, busca sua saúde mental, efetivamente encontrará a paz de espírito além dos benefícios acima também incorpora a saúde mental.
Fevereiro
Este mês foi importante para estudar e compreender melhor a expressão SHOSHIN, eu pude vestir novamente a faixa branca, buscando incorporar uma vivencia da pratica do Karate de um estilo diferente daquele que prático, sendo eu praticante de Shotokan fui experimentar o Goju-Ryu com o Sensei Benicio Soares na cidade de Santo André/ SP.
Digo a vocês se permita vivenciar novas formas, isso lhe ajudará a controlar o seu ego, e pensar como um aprendiz lhe permitirá estar sempre pronto a recomeçar.
Ah! Também foi um mês que propus o desafio da leitura, onde busquei mostrar todos os benefícios de ler um bom livro.
Março
Um mês que resolvi iniciar o PROJETO RAIO-X DO KARATE NO BRASIL, e me propus, de forma imparcial buscar a estudar as características das principais escolas de Karate Shotokan no Brasil, além daqueles aspectos históricos da formação dessas escolas, quis saber mais sobre a essência, e de forma imparcial imergir no estudo e conhecer o material humano por trás das organizações de Karate no Brasil.
Embora percebesse ser uma tarefa árdua, consegui neste ano conhecer um pouco sobre a JKA Brasil e também a KWF Brasil.
Neste mês também fiz uma enquete interessante: Qual a característica do seu estilo de lutar? É mais agressivo ou mais suave?
Resultado: Agressivo 29% e Suave 71%
Abril
Foi o mês da nerdisse, assisti pelo menos três vezes a 2º temporada da série COBRA KAI para fazer uma análise e a critica para meu Blog.
Também sou ser humano e digo até analisando a ficção você consegui tirar algumas lições de vida.
Às vezes ser duro na pratica do Karate não significa ser desleal. Essa é para refletir!
Maio
Será que o treino de Karate esta restrito somente ao Dojo?
Fui à busca de novas experiências, e esse mês eu fui viver a experiência em participar nos bastidores de uma competição de Karate, vivenciando na prática algumas dessas funções, ainda que por alguns minutos. Seja como arbitro lateral, mesário, e outras funções de organização.
Acho que se você almeja a faixa preta algum dia, precisa viver isso, se envolver em tudo que pressupõe a organização do Karate.
Junho
Raio-X da JKA no BRASIL. Foi um mês que tive uma vivencia com um sensei fantástico e foram muitas conversas com Kazuo Nagamine diretor técnico da JKA, onde ouvi historias sobre a organização e lições teóricas sobre Karate, eu entendi, por exemplo, que o Karate competitivo é uma unha, imaginando que o Karate-do é um corpo.
Aprendi que precisamos tomar cuidado para não substituir o modo tradicional que é a pratica da arte, por conteúdos áudio visuais, ter mais cuidado com os conteúdos de superfície.
Julho
“Assim como as arvores cerejeiras deve ser o espírito do Karateka “
Foi o texto que me inspirei e escrevi, e na essência tentei descrever sobre meus sentimentos em relação ao processo de envelhecimento e inteligência que o Karateka desperta para continuar treinando ao longo dos anos, sem perder o entusiasmo.
As limitação físicas são reias e aparecem no decorrer da vida. O importante é se superar
Agosto
Como é importante nós enxergarmos dentro de nós mesmos as nossas limitações e imperfeições antes de criticar os outros. A lição é fazer sempre o seu melhor, e quem não pode ajudar o colega, que não o atrapalhe.
Setembro
Ah! Esse mês está no meu coração, é o mês da inclusão PCDs. Trata-se de uma campanha que meu Blog vem promovendo todo setembro, afim conscientizar as pessoas, no sentido de informar e despertar um senso solidário aos Para Atletas e para Karatekas.
O mês inteiro falamos sobre os PCDs e as mais diversas “Limitações”, envolvemos ainda a participação e engajamento de muitas pessoas. Um mês para ficar na historia!
Outubro
Este mês tivemos o RAIO-X da KWF, e foi uma honra muito grande conversar com Sensei Felipe Martins o líder da organização no Brasil, uma pessoa que não consigo descrever tamanha a admiração pelo exemplo de simplicidade.
Tanto que veio a inspiração para escrever o texto: A PROFISSÃO PROFESSOR DE KARATE
No qual falo da falta de valorização do Sensei, o principal agente de transformação na vida dos alunos. Levanto a questão que o aluno de hoje será o professor do amanhã.
Novembro
Conheci mais sobre o Karate City, e que legal esse bate papo, um movimento que busca propor a pratica do Karate mês a mês em locais públicos, e sem discriminação. Um movimento de popularização da arte.
Se você quer treinar sem bandeiras e principalmente sem barreiras procure o pessoal do Karate City, treine Karate. Apenas junte seus amigos e contemple a natureza, e mantenha disposição para levar adiante o legado da arte.
Dezembro
Menção especial:
Tivemos uma perda imensurável que foi o falecimento do Mestre Hirokazu Kanazawa. O mestre talvez junto com Nakayama Sensei seja uma das maiores figuras no que tange o aperfeiçoamento de divulgação do Karate. E um dos últimos mestres que tiveram a oportunidade de conviver com o mestre Gichin Funakoshi .
Mestre Hirokazu Kanazawa |
O simples fato de eu analisar tudo que vivenciei durante esse ano e relembrar, e compartilhar com vocês, diz que permaneço sempre atento para aprender diariamente, e busco assim afastar pensamentos pretensioso.
Desafio você Karateka! A escrever, 12 palavras que represente cada uma o seu mês de 2019 ou uma frase que fale sobre o seu ano de Karate em 2019.
TOPAS O DESAFIO?
Oss! Osu! Ossu!
Jefferson Oliveira
Professor de Educação Física e estudante de Karate-do estilo Shotokan
Apoio:
A loja virtual do Karateka.
Sempre com uma linha especial de produtos para as mais diversas artes marciais.Acesse: www.martialartsshodo.com.br
"Compartilhamos o mesmo amor pelas artes marciais"
Nenhum comentário:
Postar um comentário