Vivemos em uma época de muita competitividade, onde as pessoas vivem como em ritmo frenético e desenfreado sob a perspectiva de chegar primeiro, ser melhor, buscar o reconhecimento através títulos e vitórias.
"Pouco importa o julgamento dos outros. Os seres humanos são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas para satisfazê-los. Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro." DALAI LAMA
Esse pensamento nos conduz a refletir sobre o que realmente importa e principalmente o valor que as coisas tem. A complexidade da mente humana é como um labirinto sem fim, quando você acha que chegou no final do quebra-cabeça, você vê que a saída lhe mostra ainda mais conflitos e escolhas a frente. Porque o ser humano é movido por desafios e cheio de porquês. Você houve a vida toda valorize os seus pais, amigos, professores e as pessoas queridas.
Quem nunca ouviu: Esse é seu trabalho e isso tem um valor. A pergunta é tem valor para quem?
O valor quem dá é você, pois só você sabe o quão difícil é para possuir o que se ambiciona, e valor das longas horas que você levou para alcançar suas metas e absorver uma expertise.
Procurar sempre ser verdadeiro e justo é enxergar que tudo tem o seu valor, e que ao invés dos porquês, você assume o sim ou não para suas decisões. Você sempre terá poder em suas mãos de escolher ao invés de depreciar as coisas e principalmente as pessoas.
Você está disposto a perder horas de sono? Você está disposto a passar menos tempo com seus filhos? Você está disposto a investir recursos incondicionalmente? Você é capaz de ir além do cansaço físico? Você está disposto tentar de novo e de novo, e quantas vezes for necessário?
O ser humano está condicionado ao próximo nível, ou seja, querer mais e mais. Ele busca sempre o próximo labirinto.
As vezes a maior premiação vem de gestos tão singelos que nem sempre é preciso competir para ser premiado. Basta fazer tudo com amor e dedicação, sua recompensa vira de gestos mais singelos. Nem sempre você precisa competir para conquistar algo importante. Essa é a primeira medalha que ganhei sem ter nem ao menos competido, para mim isso não tem preço.
E a lição que recebi nesse ato juntamente com o conhecimento absorvido do gesto é impagável.
Devo agradecer a meus professores e companheiros pela grande demonstração de amizade e honrar sempre os ensinamentos recebidos. Obrigado por me acolherem e me proporcionar a cada sessão de treinamento a vivência e aprendizagem de um Karate-do solidário e cooperativo.
Obrigado a todos amigos que compõem o Barueri Esporte Forte.
Professor de Educação Física e estudante de Karate-do estilo Shotokan
Imagem ilustrativa: Medalha 10º Festival Barueri de Karate 2017. Uma lembrança concedida a algumas pessoas após a realização do evento.
****** FELIZ DIA DO KARATE-DO ******
Nenhum comentário:
Postar um comentário