quinta-feira, 27 de julho de 2017

O KARATE-DO COMO FILOSOFIA DE VIDA


O Karate-do é uma arte marcial que vai além dos tatames. Essa é uma frase muito comum entre os karatecas que buscam manter viva as tradições e ensinamentos dos antigos mestres e o legado deixado para nosso usufruto. 

“O guerreiro deveria se esforçar em ser o mesmo na aparência, não obstante o que ele estivesse fazendo ou o que estivesse vestindo. Quer ele esteja simplesmente indo para o seu dia a dia ou indo para a guerra encarando a morte, ele deve ser o mesmo e agir igual confiante, calmo e preparado para agir, e completamente alerta internamente. ” (HASSEL, R.G. Conversations with the master: Masatoshi Nakayama. St. Louis: Palmerston & Reed Publishing Companha (1983) 245 p.)

O melhor uniforme que um karateca pode vestir é sua conduta irrepreensível seja dentro ou fora do tatame, os treinos dia-a-dia conduzem ao aperfeiçoamento do caráter. 

O Karategi (Kimono) é um bom exemplo, é possível fazer uma analogia com a nossa vida; e mantê-lo sempre limpo é como uma tarefa árdua, pois quando você treina firme e o suor escorre sobre sua face, faz o seu corpo expelir simbolicamente a sua energia causando uma fadiga temporária em seu corpo, e é nesse ponto você constata que seu Karate Gi começa a ficar com tons amarelados, é como regurgitar o que não é bom para nosso corpo, o que obviamente só pode ser desencadeado pelo suor e do seu esforço, aquela tarefa diária mais difícil acaba por ser realizada e você acaba de liberar todas as energias negativas que acumula no dia-a-dia, deixando assim também seu espirito limpo. 

Em resumo você limpa a sua casa (Corpo), e joga as impurezas para o meio externo (Ambiente).
Assim é o Karate-do como filosofia de vida, você passa expelir constantemente através dos treinamentos os pensamentos pretenciosos, a soberba e a raiva, e isso ocorre durante as sessões de treino. Assim estaremos fazendo a mesma tarefa de limpeza do Karategi, porém estaremos consequentemente purificando a nossa mente e eliminando os seus pensamentos ruins, substituindo-os por objetivos realmente importantes a manutenção de nossas vidas.

As pessoas desde muito cedo são orientadas a aprenderem as tarefas para desenvolvimento físico, você idealiza algo e executa, simples assim. No Karate-do somos conduzidos a compreensão de aspectos mentais, emocionais e psicológicos. 

Não importa a dificuldade que você enfrentará em seu dia. O carateca quando bem treinado o fará sem hesitar, mesmo se precisar repetir mil vezes até conseguir. Como o samurai quando diz que vai fazer algo, é como se já tivesse feito. 

Não haverá chuva o sol forte o suficiente que nos fará recuar, apenas a simples realização de nosso objetivo. E não me refiro apenas aos exercícios e golpes de Karate, mas qualquer tarefa em nosso cotidiano. 

Nosso exercício diário como Karateca é olhar para as variadas tarefas através de níveis dificuldades, uma coisa é certa sempre iremos em busca supera-los progressivamente. 

Jefferson Oliveira 
Professor de Educação Física e estudante Karate-do 
OSU!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APÓS 28 ANOS, RESOLVI COMPETIR NOVAMENTE EM UMA COMPETIÇÃO OFICIAL DE KARATE

Olá! Karatecas Após um bom tempo sem escrever por aqui, cá estou novamente para lhes contar a experiência que tive no último sábado. Ocorreu...

AS DEZ MATÉRIAS MAIS LIDAS NO BLOG NO ÚLTIMOS 30 DIAS