terça-feira, 8 de janeiro de 2019

DOJO OU ACADÊMIA?


Olá Karatecas, na tentativa de tentar buscar respostas eu precisei ilustrar esse texto com uma imagem que é um exemplo: ONDE NÃO TREINAR KARATE. 

Acredito que a ilustração da imagem acima reflete ao fato de que o problema sempre esteve relacionado as intenções das pessoas. Para muitas pessoas que desejam iniciar a pratica do Karate é comumente ouvido a seguinte expressão: “Eu vou fazer Karate”.

É também muito comum ouvir:” Eu vou para academia” ou até mesmo: “Lá o Karate é melhor e é oficial”. 

Nesse sentido gostaria de analisar essas expressões e tentar ajudar aos iniciantes assim como eu a simplesmente encontrar suas próprias respostas. 

Por vezes o que é melhor para mim pode não ser para você, e vice-versa. Entender o sentido dessas palavras é também tentar propor uma análise mais apurada para que você seja conduzido as melhores escolhas seja do local de treino, do estilo de Karate, e até da organização em si. 

Vamos lá! 

Hoje exergo o termo “Fazer Karate” tão complexo e na minha opinião ainda que pareça errado a concordância, me parece bastante apropriado, apenas gostaria de ressaltar que para “Fazer Karate” antes você precise aprender Karate e também treinar muito. Consequentemente um dia poderá sim fazer Karate e claro isso não significará que você irá criar uma própria organização, tampouco o próprio estilo de Karate, é só a forma de você poder expressar os seus movimentos e até seus conhecimentos relacionados a arte, e é claro não se esqueça de zelar pela tradição e eficiência das técnicas primordiais. 

Tradição é aquilo que levamos e até ensinamos de geração a geração por anos e anos sem descaracterizar a sua essência. Um exemplo como essência no Karate é: TODOME-WAZA ou seja golpe definitivo. 

Quanto ao termo: “Eu vou para academia” 

Pensar em ir para academia pode evidenciar suas profundas intenções e até necessidades primarias, pois quem vai para academia não vai em busca de um caminho ou um sentido. Esta pessoa como certeza vai em busca do resultado final e por vezes está em busca de estética, e em outras vezes para combater doenças, e até mesmo para reabilitação física. 

Sejamos claros quem vai para academia, vai por algum tempo, logo que atinge o que ambicionava larga, desiste e acomoda-se. 

“Lá o Karate é melhor porque é oficial”, em relação a essa expressão, aliás acho oportuno falar que o Karate está se fragmentando cada vez mais e isso ocorre principalmente porque ouvimos cada vez mais essa expressão.  

Agora parece que só falta criar uma Confederação Galáctica Interestelar de Karate, isto é, se já não existe. Desculpe o destempero, mais é muito triste que as pessoas encontrem nos rótulos das siglas ou do prestigio da exposição para lograr o título de OFICIAL. 

Oficial para mim é você olhar para o seu objetivo, seja ir para academia ou seja ir ao Dojo, e viver essa realidade sem demagogia, para mim o Karate está onde tem um bom professor, onde há respeito e principalmente quando você reconhece que o que pratica lhe faz bem e principalmente lhe ajuda a crescer em todos os aspectos. E quando você sabe o que quer, e da o melhor de si, isto sim é OFICIAL. 

Hoje é OFICIAL e eu digo para mim mesmo: Preciso treinar Karate para minha vida e eu escolhi ir para o Dojo por que lá não vou em busca de um corpo perfeito ou em busca títulos. O que procuro é um modo de vida saudável e aprimoramento continuo. 

Perceba que os rótulos trazem informações superficiais sobre o conteúdo. Por isso sempre que vejo uma oportunidade relacionado ao Karate procuro experimentar primeiro. 

Vou deixar umas dicas para ajudar você escolher um bom lugar para treinar Karate: 
  1.  Procure saber de onde veio o seu Karate de seu professor.  
  2.  Veja se os seus objetivos estão de acordo com os de sua escola. 
  3.  Observe se o local oferece condições favoráveis ao seu desenvolvimento. 
  4.  Converse com os alunos mais antigos e perceba o que eles se tornaram como Karateca. 
  5.  Se seu objetivo um dia é dar aulas exija os diplomas sempre. 
  6. Use o material esportivo que cabe no seu orçamento, e que lhe deixe mais confortável.
Logo experimente primeiro e veja o que é melhor para você e torne isto como "OFICIAL".  

Oss! Osu! Ossu!
Jefferson Oliveira                                                                                                                        Professor de Educação Física e estudante de Karate Shotokan
#EULEIOLIVROS

Imagem ilustrativa: Filme Karate e kid 3 - O Desafio Final

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ BUSCA APERFEIÇOAR-SE NO KARATE OU STATUS?

Olá Karatecas! Karate com honestidade.  Ouvi essas palavras a alguns anos atrás, vindas de um grandes Sensei que admiro. Grande não somente ...

AS DEZ MATÉRIAS MAIS LIDAS NO BLOG NO ÚLTIMOS 30 DIAS