Hoje gostaria de falar sobre a nova série Cobra Kai, que foi recentemente lançada, e compartilhar a emoção de poder voltar ao passado após assistir atentamente os 10 episódios da 1º temporada.
Não vou mandar spoiler aqui e tentarei apenas retratar a importância de cada personagem para a série, pois afinal cada fan da franquia Karate Kid terá acesso pelo Youtube Red, e assim poderá tirar suas próprias conclusões.
A SÉRIE COBRA KAI
Se passa 33 anos após o torneio anual de Karate de All Valley e traz alguns personagens antigos e novos personagens para essa série que na minha opinião além da nostalgia traz a muitos dos Karatecas uma sensação além de emoção muita gratidão a produção de 1984, pois ela inspirou a muitas pessoas assim como eu a se interessar pelo Karate-Do.
Você verá muitos conflitos internos entre os personagens, cenas de lutas mirabolantes que certamente não retratam a realidade de nosso Karate, mais novamente verá a parte filosófica se aflorar em cenas de ambos os lados seja protagonizada por Daniel Larusso (Ralph Machio) ou Johnny Lawrence (Willian Zabka).
O bullying novamente é um tema presente na série e novamente Johnny abre o Dojô Cobra Kai, e com incentivo de seu primeiro aluno o jovem Miguel Diaz um rapaz segregado entre os grupos de jovens de seu colégio.
A série trará para você a cada episódio fortes lembranças desde os fatos ocorridos em 1984 em All Valey na composição de cada personagem nesse novo universo de Cobra Kai.
A todo momento você ouvirá as trilhas sonoras de Karate Kid 1984.
A todo momento você ouvirá as trilhas sonoras de Karate Kid 1984.
Quem será afinal Johnny Lawrence? Será que ele realmente é tão mal assim ?
Bora lá conhecer os personagens nesse contexto...
DANIEL LARUSSO
Agora o S.r. Larusso um homem de meia idade que venceu na vida profissional, e é proprietário de uma loja de veículos de luxo a LARUSSO, ele já não treina Karate a muitos anos, a família Larruso é uma família de classe média alta, onde Daniel é casado e tem 2 filhos: um menino e uma menina uma jovem adolescente que se chama Samanta. Uma vida quase perfeita se não fosse um fantasma do passado chamado Cobra Kai.
Auto-confiança e equilíbrio é o que traduz o personagem versão madura de Daniel Larusso, ainda com aquela velha mania de resolver tudo na conversa, alias herdado de seu mestre Myagi, nos primeiros episódios você provavelmente se decepcionará com o Larusso, mais garanto depois do quinto em diante isso irá se acentuar ainda mais.
Daniel começa a ensinar Karate ao filho de Johnny que por sua vez tem um péssimo relacionamento com o pai. O método sempre a moda Myage mais vale a pena ver de novo.
JOHNNY LAWRENCE
Ao contrário Johnny se mostra ainda desequilibrado e muito frustrado no decorrer da temporada. No início ele trabalha com consertos diversos em algumas residências da alta classe social, sendo constantemente humilhado por seus clientes.
Uma aparência sempre abatida e de derrotado é notada de cabo a rabo durante os episódios, todo mundo maltrata o Jonny e ocorre de todos os setores da sociedade daquela cidade.
Após sofrer muito e perder seu emprego resolve ajudar o jovem Miguel Diaz ensinando-lhe Karate sempre a moda Cobra kai. Alias Johnny não mudou em relação ao Karate e muito pouco sobre sua filosofia, obvio que ele mudou em alguns momentos se mostra bastante humano.
Enfim Jonny é bombardeado por uma série de eventos que sempre se entrelaçam com a família Larusso e assim retorna de forma mais acentuada aquela mágoa pelo Larusso.
Jonny não tem dinheiro, vive em condições bastante precárias mais consegue um dinheiro para reabri o Cobra Kai e com ajuda do jovem Miguel Diaz consegue arrumar mais alunos.
Jonny mudou as vezes parece que quer se tornar um bom Sensei, está cansado de trapacear quer vencer de forma limpa, mais seus alunos acabam por serem corrompidos por uma metodologia que Johnny não consegue se afastar, bata forte, bata primeiro, sem piedade.
MIGUEL DIAZ
O primeiro aluno de Johnny que sofre com o Bullying em sua escola, pense naquele Daniel do passado e verá a versão 2018 em Miguel. Ele apanha e sofre bastante até que conhece Johnny e começa a pedir que ensine Karate.
Miguel é um personagem bastante importante para série pois ele se torna uma Cobra Kai na essência.
Miguel finalmente aprende a se defender e revida com bastante violência e logo se torna respeitado por seus colegas da escola, porém Miguel também é um rapaz do bem e ocorre muitos conflitos internos do decorrer da trama.
O certo que você torcerá muito por Miguel devido a sua história humilde e torcerá para que o rapaz torne-se um Karateca equilibrado.
SAMANTHA LARUSSO
A filha adolescente de Daniel que no início procura a todo custo ser inserida no meio dos grupos populares, enfim ser importante, porém ela aprendeu algo bom no passado quando Daniel seu pai lhe ensinou Karate. Alias Samantha também não treina mais, porém tem uma habilidade nata a Sensei Samanta.
Samantha aos poucos se afasta dessas, mas influências por entender que a conduta dos jovens não condiz com sua educação.
Ela e o jovem Miguel Diaz alias mantém uma relação bastante complicada, pois Daniel a essa altura não quer nem saber de ouvir o nome Cobra Kai, e o garoto é um aluno dos Cobras.
ROBBY LAWRENCE
Robby é o filho de Johnny que tem muitos problemas sociais e afetivos pois sofre com a ausência do pai durante sua infância. No início um Jovem bastante problemático envolvido com pequenos furtos e péssimas influências.
Logo Robby quer de alguma forma atingir seu pai e resolve se aproximar-se de Larusso, primeiro como seu empregado em uma de suas agencias posteriormente começa a gostar de Larusso e com ele aprende um pouco do Karate Myagi. A essa altura Daniel já está treinando em sua casa novamente. Robby começa a mudar, e se torna uma pessoa do bem, chegando a colocar-se a frente literalmente contra seu pai Johnny em certo momento na trama.
Quando Robby parece começar a se interessar por Samantha a filha de Larusso e logo ocorre um novo embate.
CONCLUSÃO
Serei bastante objetivo na conclusão, a todo momento fui conduzido as lembranças do filme original Karate Kid 1984.
Após assistir a todos os episódios gostaria de classificar a produção como muito boa.
Se mantem fiel desde o inicio ao mostrar o que é certo ou errado, ela trata sobre ética e moral e continua nos mostrando que algumas rivalidades nunca morrem.
E nos faz sentir muito a falta do mestre Myagi (Patt Morita).
OSU! Jefferson Oliveira Professor de Educação Física e estudante de Karate Do estilo Shotokan
Assista o 1º episódio da Série ( com legendas em português)